A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 13/07/2023
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Por que toda essa violência e ódio dos líderes evangélicos?

De repente, na era Bolsonaro e bolsonarista, temos observado uma violência gratuita e desnecessária por parte de lideranças evangélicas totalmente contrária a tudo aquilo que o mestre nos ensinou.

Eu me recordo que estive tantas e tantas vezes em templos evangélicos participando de cultos e eventos onde se pregava a palavra do senhor, com muito respeito e sabedoria.  Havia uma pregação saudável, de respeito aos presentes, a Bíblia, as autoridades, as leis, etc. Eu estou falando desse assunto porque eu não consegui entender as palavras homofóbicas e transfóbicas do pastor André Valadão, assim como do pastor Estevan Hernandes, organizador do Marcha para com Jesus, que proferiu um discurso de “pura intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana.” O que esses e outros pastores pregam e impõem aos seus fieis, chegam a ser assustador, pior ainda as respostas a tais agressões com os aplausos de milhares de pessoas presentes nos eventos, em nome de Jesus?

O discurso do pastor André Valadão durante um culto numa igreja nos Estados Unidos, “ele criticou duramente os evangélicos que vão num casamento homoafetivo e ainda sugeriu que fieis matassem membros da comunidade LGBTQIA+.”

É um comportamento muito perigoso para a sociedade essas pregações com ódio, radicalismo e seria de bom alvitre se as autoridades apurassem com rigor, seja em qualquer religião, pois esses pregadores são capazes de manipular milhares de pessoas por essas falas de ataques e violências.

Coisas do Cotidiano

·       Pesquisa Quaest mostra aumento do otimismo do mercando financeiro com governo Lula e Haddad. Segundo pesquisa cresce e muito o otimismo do mercado financeiro e do povo brasileiro em relação ao governo Lula e o trabalho do ministro Haddad. Segundo levantamento feito entre agentes de fundo de investimentos no Rio de Janeiro e São Paulo, a rejeição ao governo Lula despencou dando lugar a uma avaliação positiva em consequência de uma série de fatores que tem melhorado a qualidade de vida do povo brasileiro., reconhecida até no exterior.-

·       Será que o Poder Judiciário brasileiro trabalha sempre em prol da Justiça?  Essa dúvida é levantada sempre que os assuntos de gravidade chegam aos tribunais. Geralmente pobres e pretos são condenados e os abastados sem punição.  Por exemplo, entre tantos casos, que fim levou aquele na Bahia em que quatro desembargadores e três juízes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) venderam sentenças, faturando milhões, para permitirem a grilagem na região, na chamada Operação Faroeste? Estão presos, perderam os empregos, devolveram o dinheiro ao Estado, enfim, como ficou? Ninguém falou mais nada. E o caso das Lojas Americanas que três acionistas (Lemann. Beto Sicupira e Marcel Telles), fizeram uma maquiagem na contabilidade e deram um golpe de 45 bilhões, quebrando a empresa. Estão presos, investigados, devolveram o dinheiro, como está? Já o caso daquela senhora em situação de rua, recebeu  uma sentença bastante rigorosa, por ter furtado dois pacotes de macarrão, dois refrigerantes e um refresco num supermercado paulista, que custava  cerca de R$ 21,69 reais, foi presa, libertada, mas continua respondendo processo, apesar dos STF ter estabelecido o princípio da insignificância em que furtos que envolvem valores baixos com o objetivo de garantir sobrevivência, sem uso da violência, não justificam prosseguir as ações.

·       Graças a Deus. Ministério da Educação e cultura decidiu por fim as escolas cívico-militares implantadas durante o governo Bolsonaro. Segundo uma avaliação feita pelo MEC, os objetivos dessas escolas era para evitar a evasão escolar e inibir as violências a partir da disciplina militar. Na realidade elas estavam sendo mais usadas para dar emprego a militares aposentados e iniciar um processo de militarização na sociedade brasileira. Que tal melhorarmos substancialmente a qualidade do ensino?

·       Curso de Medicina gratuito, faz parte do projeto Universidade Gratuita.  Se for verdade e bem orientado é uma excelente ideia do governo de Santa Catarina pagar curso de medicina para famílias com renda de até R$ 10,5 mil por pessoa. Para outros cursos este valor cai pela metade. Trata-se de uma promessa de campanha do atual governo Jorginho de Mello (PL-SC).

·       Lula e Lira juntos são imbatíveis. O que tem acontecido por esses novos tempos na Câmara Federal, mostra uma eterna realidade na política brasileira. ´”É dando que se recebe,” disse o ex presidente José Sarney.  Antes, Lula mandou inúmeros projetos para a Câmara e foi derrotado no plenário. De repente, Lula aliou-se a Lira, o dinheiro correu solto, e agora até Lira, Centrão e um grupo dissidente do PL estão se unindo a Lula em prol de um Brasil melhor. Tudo em amor à pátria, ou melhor, ao dinheiro! Como diz o Lula: “unir é preciso pois só o PT não conseguiria as aprovações”.

·       Tomar refrigerantes em exagero faz mal a saúde. De um modo geral, as pessoas sabem da quantidade de açúcar que tem os refrigerantes, mas muitos não ligam. Pois fique sabendo que a quantidade de açúcar nos refrigerantes está diretamente ligado a: ganho de peso, diabetes, cárie dentária, desidratação (os refrigerantes contém cafeína que são diuréticos), problemas cardíacos, celulites, distensão abdominal, gordura no fígado,  A quantidade de açúcar que você deve ingerir por dia é de  50 gramas segundo a OMS.  No entanto, o ideal mesmo é consumir 25 gramas diárias.

·       Estados Unidos enviando para a Ucrânia bombas de fragmentação proibidas por mais de 100 países São aquelas bombas lançadas de um foguete, míssil que espalha pequenas bombas em pleno voo para uma grande área. Estas pequenas bombas explodem ao tocar no solo fazendo uma devastação. Caso caia em locais úmido ou macio, elas não explodem. Mas podem explodir se alguém pegar ou pisar. Como se vê pode ter um efeito indiscriminado sobre a população civil. As crianças são as que mais morrem quando elas não explodem pois se assemelham a um brinquedo. Ao pegá-las, a bomba explode. Acontece muito em áreas agrícolas, residência, parques, escolas, etc. O próprio Estados Unidos já acusou a Rússia por usar esse tipo de bomba na Ucrânia.

·       O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?  É um transtorno neurobiológico (estuda a biologia do sistema nervoso) de causas genéticas caracterizado por falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar indivíduo por toda a vida. No Brasil há mais de 2 milhões de casos por ano, sendo diagnosticado mais frequentemente na infância até os 12 anos. Em crianças e adolescentes os sintomas consistem em distração u desatenção, problemas de rendimento escolar, hiperatividade (agitação incontrolável), dificuldade de compreender e realizar tarefas burocráticas e repetitivas, ansiedade. E adulto, os sintomas são em não acompanhar os estudos na faculdade, mudam constantemente de emprego por exigir foco e atenção, ansiedade, crises de pânico, irritabilidade, bipolaridade, transtornos de humor, além de depressão. O tratamento é multidisciplinar.  

·       Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), comparando “Professores doutrinadores “a um traficante de drogas” que tentasse “levar nossos filhos para o mundo do crime”. Tal declaração constrangeu a classe em todo o país que decidiu partir com tudo pra cima desse medíocre deputado.  Em um evento pró-armas realizado em Brasília, o filho do ex presidente Bolsonaro, demonstrou mais uma vez ser um inculto e covarde. Não consigo entender como milhares de professores votam numa tranqueira dessa para representar o povo e outros tantos que os defendem?  Onde se viu um parlamentar usar palanque de um evento armamentista para incitar o ódio contra professores e compará-los a bandidos, num país marcado por atentados contra escolas? O pior de tudo será se as entidades representativas dos professores da educação nada fizerem. Graças aos professores é que ele é hoje, deputado federal.

Entrelinhas

***E tem mais gente de aniversário agora em julho: parabéns para Carlos Henrique da Silva (15/7), Damião Filho (15/7), Luciana Manzotti  De Marchi (15/7), dr. Ali Nagib Abdallah (15/7), Cirley Maran Razente (16/7), Talita Tokumoto de Assis (16/7), Amanda Tribulato (16/7) e Carla Thiele Maran (20/7). Ontem, 13 de julho, foi o aniversário da minha cunhada, a artista plástica, Maria Ribeiro de Francisco. E hoje, 14 de julho, o titular desta coluna e esposa Emília Riberio, comemoram 44 anos de casados.***Flamengo e Grâmio se enfrentam  pelas semifinais da Copa do Brasil.*** Que pena que o assassinato da torcedora do Palmeiras tenha saído em páginas policiais. Merecia maior respeito!***Acredite se quiser: vereadora Maryanne Mattos (PL,  de  Florianópolis,  propõe o “Dia do Batman” através de um requerimento com o objeto de homenagear o personagem, bem como tratar da segurança pública no município.***Presidente Lula sugerindo ao vice e ministro Geraldo Alckmin programa de descontos para eletrodomésticos.***Segundo a ONU, insegurança alimentar explodiu no Brasil de 2020 a 2022, atingindo 70,3 milhões de brasileiros.*** “Daqui  a 20 anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez, do que  pelas que fez. Então, jogue fora suas amarras, navegue para bem longe do porto seguro, pegue os ventos em suas velas. Explore, sonha, descubra.” – Mark Twain (1835-1910), crítico do racismo, foi o pseudônimo do escritor e humorista norte-americano Samuel Langhorne Clemens.

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.