Pingos e Respingos
Opinião do Blog
Por que tanta violência nesta eleição no Brasil? Bolsonaristas são incentivados à violência pelo presidente e até por lideranças religiosas
A onda de violência no país nesta reta final rumo a eleição de 02 de outubro vem preocupando toda a sociedade brasileira por ser o Brasil constituído de um povo ordeiro, trabalhador e sem violência. À medida que se aproxima o dia da eleição, com as pesquisas indicando o candidato Bolsonaro em segundo lugar, aumenta a escalada da violência política no país provocada por bolsonaristas, incentivados por Bolsonaro e até por líderes religiosos. Já passamos por períodos difíceis politicamente, mas nunca houve um clima de ódio, violência tão grande quanto se vê agora. Diante de tanta barbárie, a pergunta que se faz: por que tanta violência? Será que a violência é oriunda de um analfabetismo cultural ou de um problema estrutural de nossa sociedade que gera pânico na população, perdas financeiras para o país que reduz a qualidade de vida do povo brasileiro?
Neste momento, a violência no país está caracterizada por atos de ódio, representado por bolsonaristas, como aconteceu com o assassinato brutal de Benedito Cardoso dos Santos, 44, eleitor de Lula, que recebeu 15 facadas do bolsonarista Rafael da Silva Oliveira, 22,que ainda tentou dar uma machadada para decepar a cabeça da vítima, em Confresa, MT. Recentemente, um lulista comemorava o seu aniversário com a família, quando foi covardemente assassinado por um bolsonarista que não tinha nada a ver com a festa, em Foz do Iguaçu. Estas barbáries não são casos isolados. A escalada de violência é gerada por brigas, tiros, facadas, mortes, ameaças, praticamente todos os dias.
O palavreado que Bolsonaro usa em suas falas, as suas colocações e o seu modo de agir, acabam estimulando os seus adeptos extremistas a agirem com violência desmedida contra cidadãos que não compartilham das convicções reacionárias e fascistas pregadas por ele. Como o presidente disse, “a ordem é excluir todos os que forem contrários as suas opiniões e não jogarem dentro das quatro linhas. Sendo assim, os bolsonaristas estão deitando e rolando, adquirindo armas como quer o presidente, formando um “novo cangaço,” violência e evidentemente intimidando todos aqueles que votam em Lula, favorito nas pesquisas eleitorais. Na iminência de ser derrotado, o presidente ataca as instituições, critica o sistema eleitoral, o voto tem que ser de papel, mente a todo o momento, gastando dinheiro público para comprar votos, etc. Até as Forças Armadas, hoje, comandadas por Bolsonaro, entraram na onda. A ferocidade dos seguidores de Bosonaro aumentam a medida em que são insuflados pelo presidente, pelo gabinete do ódio e ainda por diversos pastores religiosos. Quantos mais vão morrer até a eleição? Jornalistas, psicanalistas afirmam: “Bolsonaro é um cara desequilibrado, racista, homofóbico, misógino, subletrado e ninguém vai pará-lo porque deram muita corda a ele e suas ações macabras aumentam cada vez mais. Até as eleições, teremos tensões e mais tensões. Para o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein, Bolsonaro “é o espelho da ignorância humana.”
Calendário de vacinação em crianças está difícil cumprir metas
Com os efeitos da pandemia, as crianças também não saíam de suas casas dificultando as vacinações e consequentemente o cumprimento do plano vacinal. Doenças anteriormente erradicadas de nosso calendário de vacinas voltaram a aparecer, como é o caso de sarampo, parotidite, hepatite, febre amarela, etc. Para os especialistas, a campanha negacionista do presidente Bolsonaro fazendo diversas críticas as vacinações, mensagens dúbias, acompanhadas de muitos de seus seguidores, acabaram emperrando a vacinação infantil. De acordo com o mapa de vacinação apresentado, na maioria das vacinas, quase 50% das crianças estão com o esquema de vacinação atrasado, podendo facilitar a volta de muitas doenças infantis já erradicadas, o que seria um desastre para a saúde de nossas crianças.
Coisas do Cotidiano
· No ranking da FIFA, Athletico Paranaense fica entre os 10 melhores times do mundo. Na 6ª colocação na última atualização de 12 meses de atuações que a FIFA faz, o rubro negro paranaense deixou para traz equipes como o Manchester City, Bayern Munich, Juventus de Turim, Inter de Milão, PSG de Neymar, Barcelona, Benfica de Portugal, Atlético Mineiro, Boca Juniors, etc. Parabéns Athletico Paranaense! Esta colocação abre um espaço gigante para o clube crescer.
· Piso da enfermagem. Até hoje, 16, é o dia D da votação final do STF para suspensão ou pagamento do piso. É uma vergonha o que clínicas, hospitais, serviços de saúde, principalmente privados, estão ameaçando a enfermagem, dizendo que não vão pagar o piso e dispensar quem não aceitar acordo. Colegas de Maringá já disseram que vão à Justiça! No Rio de Janeiro e no Espirito Santos já estão acontecendo paralizações da categoria.
· Vereadores de Maringá, aprovam requerimento em conjunto de número 1.138/2022, autorizando o prefeito Ulisses Maia para que inicie os trâmites necessários para o cumprimento da Lei Federal número 14.434/2022, sancionada pelo governo federal e publicada em Diário Oficial da União, instituindo o Piso Salarial Nacional da Enfermagem. Prefeituras de diversos municípios do Brasil já aderiram ao novo piso salarial da categoria.
· Eleitores do PDT, juntamente com os pedetistas e brizolistas de raiz, decidiram publicamente abandonar o candidato a presidente Ciro Gomes após novas agressões e baixarias contra Lula como já vem acontecendo. O PDT e o PT são partidos irmãos e o PDT queria apoiar Lula sem lançar candidato. Desde a eleição de 2018 quando Ciro queria que o PT o apoiasse, com a saída de Lula, e não Fernando Haddad, é que as relações estão estremecidas.
· Por que o Rei Charles III tem os dedos gordos? O filho mais velho da rainha Elizabeth II, Charles III, assumiu o trono após a morte de sua mãe e se comenta muito nas redes sociais por qual razão ele tem os dedos das mãos gordos (vermelhos e inchados) como salsichas? Como ele tem os dedos assim desde criança, com certeza pode ser má circulação do sangue por perda da elasticidade das veias, distúrbio genético, renal, linfedema, etc. Outras possibilidades para dedos em salsicha são distúrbio cardíacos, consumo de álcool, tabaco, sedentarismo, renal, reumatológico, artrite psoriásica, envelhecimento natural do corpo, hipertensão arterial, calor, gota, etc.
· Pesquisa Ipec de 12 de setembro: Lula 46% e Bolsonaro 31%. Se houver segundo turno, Lula venceria com 53%. Com a oscilação de Lula para cima e Bolsonaro para baixo, além de 80% dos eleitores afirmarem que estão decididos sobre o voto, aumenta consideravelmente as chances de Lula ser eleito no primeiro turno, conforme colunistas especializados.
· Fome não tem ideologia. Que atitude ignorante do empresário bolsonarista Cassio Cenalli, em negar de fornecer marmitas para uma senhora diarista, 52 anos, de nome Ilza Ramos Rodrigues, somente porque ela diz ser eleitora de Lula. O fato ocorreu em Itapeva, SP e o empresário ainda gravou um vídeo humilhando a referida senhora.
· Armas liberadas por Bolsonaro para armar a população, estão sendo desviadas para os traficantes de drogas e grandes quadrilhas do crime organizado. Já são mais de 1 milhão de armas em circulação. Até quadrilhas de roubo de cargas estão usando as armas liberadas, constituindo um novo cangaço. Logo, logo, poderemos ter armas a venda nas gôndolas dos supermercados.
· Cortes de verbas na saúde atingem fraldas geriátricas, remédios contra diabetes, asma e hipertensão. O objetivo desses cortes é para sobrar dinheiro para o tal orçamento secreto, orçamento este para que os deputados e senadores aliados tenham verbas para investirem em seus currais eleitoreiros. E o povo como é que fica?
· Entre 44 países, o Brasil ocupa o 43º lugar (penúltima posição) em ranking global de aposentadoria. Enquanto milhares recebem (muitos nunca trabalharam) polpudas aposentadorias como Juízes, políticos, militares, desembargadores, Ministério Público, ministros, etc., outros recebem quase nada ao se aposentar, após trabalhar uma vida inteira e ainda com muita dificuldade para se aposentar (muitos morrem antes), ddevido a burocracia.
· Vítima vira ré por causa de uma lei estúpida. Nos Estados Unidos, uma adolescente foi condenada a pagar US$150 mil por matar o estuprador. Segundo as leis daquele estado, Iowa, localizado no centro-oeste dos Estados Unidos, onde o crime ocorreu, quem assassina outra pessoa é obrigada a pagar uma indenização a família da vítima. Que barbaridade?
Entrelinhas
***Brasileiros agora poderão tirar cidadania portuguesa pela internet. O objetivo é acelerar a conclusão de processos.***Idosos que tiveram Covid-19 têm 69% mais chance de ter Alzheimer.***”Se você praticar 50 minutos de atividade física semanais, você tem uma chance de 50% de mandar a depressão embora, além de melhorar o seu humor, sono, raciocínio, autoestima, etc. Exercícios físicos constituem um grande remédio para a depressão.” Palavras do professor de Educação Física Marcio Atalla. ***Criado com a Constituição, SUS levou saúde a todos os brasileiros. E na pandemia, milhões estão vivos graças ao SUS. *** ”A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro” (John F. Kennedy, ex presidente dos Estados Unidos – 1917-1963).