A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 07/04/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

A ciência e a história contam que o Mosquito, é o maior dos assassinos em série

Tem muitas coisas no dia a dia, que você lê ou escuta ou vê, passa batido, dando pouca importância. De repente, você começa a fazer uma análise mais aprofundada, uma observação mais ampla e começa a raciocinar sobre aquilo que você deu pouca importância e chega a conclusão que aquilo que aparentemente não era nada, é de tamanha importância para o seu conhecimento.

Eu estou falando do mosquito. É, do mosquito. Segundo levantamento da ciência e da história, o mosquito é um inseto muito mais letal que cobras, tubarões, morcegos, etc., matando muita gente ao longo da história da humanidade, por ser responsável de transmitir inúmeras doenças, que com a evolução do quadro, tornam-se letais. Mata quase 2 milhões de pessoas por ano no mundo.  É o mais letal dos caçadores do planeta terra. Você   sabia disso? Mas não podemos esquecer dos benefícios que certos mosquitos trazem em muitos casos, pois servem como polinizadores, muito importante para a agricultura e produção de alimentos.

Lamentavelmente não há como fugir deles, de seu exército com mais de 100 trilhões de membros, a não ser que você vá morar em locais onde fatores climáticos como a Antártica ou junto dos Fiordes da Noruega, onde tornam-se inviáveis a vida do mosquito.  Realmente estamos cercados por vários exércitos com batalhões incontáveis de mosquitos, conforme mostra o livro: O Mosquito: A Incrível História do Maio Predador da Humanidade, do autor canadense Timothy Winegard.

O assunto é por demais interessante e vamos aqui fazer um rápido levantamento de várias doenças causados por esses pequenos insetos (que são vetores das doenças) que, desde a história da humanidade.  vem fazendo vítimas. É o caso da Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, todas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Malária, doença comum no Norte do Brasil, é transmitida pelo mosquito Anopheles darlingi. Doença de Chagas, gravíssima, que tem o inseto “barbeiro” (por picar no rosto) como vetor de um protozoário chamado Trypanozoma cruzi, que com sua evolução, poderá trazer sérios problemas para os músculos cardíacos. Outra doença grave, é a leischmaniose, transmitida por insetos hematófagos chamados de Flebótomos.

Como se vê, o assunto é amplo e apenas levantamos a questão para que a sociedade limpe os seus quintais para que não sirvam de proliferação de mosquitos da dengue, que são terrivelmente predadores.

Ataque de Eduardo Bolsonaro a jornalista Miriam Leitão é uma mistura de ignorância, covardia, truculência, tosco, segundo vários parlamentares, políticos e jornalistas

A conceituada jornalista Miriam Leitão esteve presa num quartel no Espirito Santos, lá pelos idos de 1972, durante a ditadura, por ser uma militante do PC do B, partido clandestino na época.   Mirian descreve que estava grávida de seu primeiro filho, foi levada a um pátio, totalmente nua, perante soldados e demais militares. Foi agredida a ponta pé, tapas na cara e humilhada por soldados, e, depois, trancaram-na numa sala escura onde havia uma cobra jiboia. Ao escrever um artigo no jornal o Globo, Miriam disse que “Bolsonaro é inimigo da democracia,” Eduardo Bolsonaro perguntou a Mirian se ela não tinha pena da cobra, ao debochar das torturas que ela sofreu na ditadura. O próprio presidente Bolsonaro já ironizou Mirian com esta mesma história. O jornalista Josias de Souza citou uma frase escrita pelo escritor Jean-Paul Sartre que diz que “a família é como varíola: se a gente tiver a doença quando criança, ficará marcado para o resto da vida.” No caso da família Bolsonaro, quem nasceu ignorante como o pai ( o patriarca da família), como é o caso de Eduardo Bolsonaro,  não vai jamais endireitar.

Ex ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirma Bolsonaro como mandante do esquemão paralelo no MEC

Depois de dizer que colocava a sua cara no fogo pelo então ministro da Educação Milton Ribeiro, ao depor na Polícia Federal, o ex ministro  tratou de livrar a sua pele e falou a verdade que  foi o presidente Bolsonaro quem mandou os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura para intermediar encontros e  gerenciar a distribuição de verbas, propinas, ouros, compras de bíblias personalizadas,  do ministério para  os prefeitos. O ex ministro apenas confirmou o que já havia dito no áudio. Como acontece no Brasil, com a nossa Justiça, tudo isso vai acabar em pizza, nada vai acontecer com Bolsonaro, que continuará com as suas mentiras dizendo que não há corrupção em seu governo. E tem muita gente que acredita.

Ônibus escolares superfaturados, novamente, coloca o MEC no centro de nova maracutaia. A hora e a vez do Bolsolão do Busão para atender amigos do Centrão

Ao que parece, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), deixou de lado a ideia de que a educação seja a prioridade de um povo, de uma nação. Os ideais de um dos maiores ministros da Educação deste país, Darci Ribeiro, de uma educação pública e igualitária de alta qualidade, simplesmente foram jogados nos ralos. O jornal o Estado de São Paulo de sábado último, 02 de abril,   mostrou uma licitação do governo Bolsonaro  para compra de ônibus escolares que irá pagar cerca de R$ 732 milhões, ou seja, pagando 480 mil por um ônibus escolar  que, de acordo com o setor técnico e avaliação,  deveria custar no máximo 270 mil. O novo esquema de falcatrua e corrupção foi montado dentro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pertencente ao MEC,  controlado e apadrinhado por  Ciro Nogueira, presidente do PP, ministro-chefe da Casa Civil ( licenciado do cargo de senador)  e Valdemar da Costa Neto, presidente PL, mesmo partido de Bolsonaro. Trata-se de um superfaturamento terrível permitido pelo governo federal para que a dupla armasse mais um assalto aos cofres públicos. De que adianta trocar o ministro da Educação? Graças a uma denúncia da oposição, o TCU (Tribunal de Contas da União) resolveu fiscalizar a falcatrua e suspender os valores que seriam pagos.

Coisas do Cotidiano

·        Ipespe: primeira pesquisa sem Moro, realizada entre 2 e 5 de abril, mostra Lula com 44%, Bolsonaro 30%, Ciro 9%, Diante do atual panorama político, se a eleição fosse hoje e num possível segundo turno, Lula teria 53% das intenções de votos e Bolsonaro 33%. Brancos e nulos 14%.

·        Após escândalos em cima de escândalos, de falcatruas e corrupção que vem acontecendo em seu governo, o presidente Bolsonaro prefere ignorar tudo isso e afirma que “o seu governo somente sobrevive pela fé. Se a sua gestão não fosse temente a Deus, talvez ela não resistisse a tantas adversidades.”.

·        Reestrutura remuneração e amplia benefícios à militares – Apesar da imprensa não dar o devido destaque, presidente Bolsonaro e o general Walter Braga Neto assinaram no dia 31 de março, com certeza, homenageando os 58 anos do golpe militar de 1964 que instalou a ditadura no Brasil, uma série de benefícios aos militares das Forças Armadas e seus dependentes, elevando substancialmente os seus salários. Não devemos esquecer que a Reforma da Previdência Militar foi uma “paulada” no orçamento da União, com salários e benefícios altíssimos.  Enquanto isso, o pobre recebendo salário mínimo, com 80 anos, tem muitas dificuldades para se aposentar no Brasil.

·        Para que serve a Creolina jogada nas costas dos calouros de veterinária em Palotina, Pr?  É um desinfetante e germicida, com ação bactericida e fungicida, de uso na veterinária e serve para desinfetar instalações como granjas, aviários, pocilgas, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões. Em hipótese alguma, a creolina, álcool ou qualquer produto desinfetante não deve ser usada em animais por serem inflamáveis, corrosivas, tóxicas, danos sérios na pele, olhos, etc. A exposição extrema a creolina poderá levar a lesões hepáticas, cardíacas e renais, paralisia facial, coma e óbito.  Por ignorância dos veteranos, os calouros se ferraram no trote. Muitas lesões na pele  permanecerão pelo resto da vida.

·         Jovens brasileiros  pouco se  interessam pela política –Segundo projeção feita pela UOL com base de dados do Tribunal Superior Eleitora (TSE) e  Instituto  Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 15% dos 6 milhões de jovens com 16 e 17 anos que estarão apto a votar em outubro de 2022 providenciaram o título. Não esquecendo que para esse grupo, o voto é facultativo.

·         General Braga Netto, provável vice de Bolsonaro, afirmou que “o golpe de 1964 foi um marco histórico da política brasileira” – Como que foi um marco histórico se morreram mais de 400 pessoas vítimas de derramamento de sangue,  assassinatos e torturas e centenas de outras que fugiram evitando a prisão perpétua? Enquanto em outros países como Argentina, Chile, puniram os militares pelos massacres oriundos de golpes militares, condenando-os a prisão perpétua, aqui no Brasil  somos obrigados  a assistir os atos do presidente Bolsonaro, condecorando o seu grande amigo, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e seus familiares, o maior torturador  e assassino do golpe e da ditadura militar de 1964-1985.

·         Pesquisa PoderData, 1º de março, mostra que 54% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras e, 56%, são contra a privatização da Eletrobras.  Desde o governo Temer, passando por Bolsonaro, os combustíveis estão dolarizados no país. Tanto Bolsonaro como Paulo Guedes, defendem a privatização das empresas Petrobras e Eletrobras.

Entrelinhas

***7 de abril: Dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde. Parabéns às duas classes.***Que podridão. Gravíssimas as denúncias dos prefeitos contra os pastores autorizados pelo presidente Bolsonaro para a distribuição de verbas no MEC somente para aliados, em troca de propinas, inclusive ouro. ***Coritiba 4 x 2 Maringá. É o 39º título de campeão paranaense do Coxa. ***Palmeiras 4 x 0 São Paulo. É o 24º título de campeão paulista do Verdão. ***Cortar 300 calorias por dia, traz muitos benefícios a saúde.*** FIFA define premiações e  seleção campeã da Copa do Mundo do Catar receberá R$ 196 milhões. Vice receberá R$ 140 milhões. É uma boa grana! O Brasil (grupo G) tem Sérvia, Suiça e Camarões. ***Quanta sujeira, quantos entulhos nos rios que banham o Estado do Rio que estão mostrando por conta das intensas chuvas e alagamentos. Que vergonha! ***Na gestão general Braga Netto, o Ministério da Defesa recebia tanta grana que contemplava com  os orçamentos secretos, os aliados de Bolsonaro, inclusive com a construção de capela mortuária. A denúncia partiu de Senadores e Militares. !*** Morre a escritora Lygia Fagundes Telles.  “A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas da vida.” (Lygia Fagundes Telles, escritora de contos, crônicas e romances, conhecida como “a dama da literatura brasileira”, nasceu em 19 de abril de 1923 e morre no dia 03 de abril de 2022).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.