Pingos e Respingos
Opinião do blog:
Vamos renovar as esperanças, porque graças a Deus, o novo sempre vem!
Há quatro anos, nós brasileiros passamos por muitas dificuldades que jamais poderíamos imaginar. Na realidade, tudo isso começou em 2016 com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff sem qualquer indício de crime de responsabilidade ou corrupção – até hoje nada foi comprovado. Mas se puxarmos pela memória, sabemos que na realidade isso foi mais um golpe que ocorreu no país. Com o governo de Michel Temer, o Brasil entrou na era do regime neoliberal, ou seja, um modelo de governo em que o Estado fortalece a iniciativa privada em detrimento ao poder público. Em consequência disso, a população mais vulnerável passou a encontrar mais dificuldades para sua sobrevivência. Em 2018, tivemos a eleição do atual presidente, graças ao ex-juiz parcial e ex-cabo eleitoral de Bolsonaro, Sérgio Moro, que decretou a prisão de Lula sem provas – e o deixou na cadeia por mais de 500 dias. Nas pesquisas realizadas na época, Lula venceria a eleição com a “perna amarrada”. Hoje nós sabemos que a eleição de Bolsonaro foi, na verdade, um tiro no escuro, afinal ele foi responsável direto por milhares de mortes na pandemia por suas atitudes negacionistas. Em seu governo, a economia degringolou com a orientação do ministro Paulo Guedes, que aproveita sua posição para investir em paraísos fiscais, enquanto mais de 25% dos brasileiros literalmente não têm o que comer em casa. Isso sem contar as altas taxas de desemprego que assolam o país. A política ambiental, que já fez o Brasil ser referência mundial, simplesmente desapareceu. A Amazônia queima, o garimpo cresce e a preservação do meio ambiente se tornou “coisa de comunista”. A fome no Brasil chegou a tal ponto que filas e mais filas de pessoas se acumulam de norte a sul do país em busca de carcaças de ossos para uma refeição. Enquanto o desemprego aumenta de forma galopante, o governo prefere investir em fake news e fazer as pessoas acreditaram que nada disso está acontecendo. Em 2022, vamos renovar as esperanças: teremos novas eleições e com amplas possibilidades de mudanças neste quadro. O Brasil não merece este governo - e você também não.
Coisas do cotidiano
· Coisas ruins que marcaram o ano de 2021: o negacionismo do governo brasileiro e a demora na vacinação do nosso povo, causando milhares de mortes por Covid-19. Coisas boas: a saúde da minha família e a vacinação em massa do povo brasileiro, freando a pandemia. E, ainda, o término deste ano, pois com a chegada do ano novo, se Deus quiser, teremos um novo presidente. Feliz ano novo a todos os leitores desta coluna, e que nos próximos anos possamos continuar juntos.
· Chile tem novo presidente: Gabriel Boric, de 35 anos, é o novo chefe de Estado do Chile. Um país com 19 milhões de habitantes é o que tem a melhor renda per capita da América do Sul e acabou de eleger um presidente de esquerda, ex-líder das manifestações que quase derrubaram Piñera em 2019. Boric teve 4,6 milhões de votos, sendo o presidente eleito com a maior votação naquele país. Vale lembrar que Bolsonaro foi o último presidente da América do Sul em cumprimentar o novo presidente Chileno, pois ficou contrariado com a eleição do esquerdista Gabriel Boric. Em resposta, Boric disse: “Claramente eu e Bolsonaro somos muito diferentes.”
· Pesquisa divulgada recentemente mostra empate técnico entre Bolsonaro e Lula no Paraná – Estado em que 2018 o atual presidente fez 68,43% dos votos válidos contra 31,57% de Fernando Haddad. Agora, de acordo com as pesquisas de 23/12, Bolsonaro tem 27,07% e Lula tem 26,09%.
· Em troca de apoio da categoria, presidente Bolsonaro quer equiparar os salários dos Delegados da Polícia Federal iguais aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
· Rodovias do Paraná pedem socorro! O término dos contratos das concessionárias de pedágio no último dia 29 de novembro, deixou os usuários sem saber o que fazer durante as viagens. Em caso de acidente ou imprevisto, muitas vezes as pessoas estão esperando de 5 a 7
· horas para serem atendidas. O governo estadual assumiu o compromisso de dar assistência até a próxima concessão que ainda vai demorar um ano. E como ficam as obras que estão paralisadas? E a falta de sinalização? E as placas que dizem “O Governo está duplicando as estradas” em trechos já foram duplicados? Isso sem contar em defeitos no asfalto, buracos, lombadas, como vai ficar tudo isso? O povo reclamava do pedágio, mas sempre foi um mal necessário.
· Aumento de casos de Covid-19: a chegada da nova variante ômicron faz disparar os casos de covid em diversos países, como Estados Unidos e Reino Unido. O agravante está na população que não se vacinou e está mais propensa a desenvolver os casos mais graves da doença que pode levar a óbito. Enquanto isso no Brasil, estamos ainda discutindo se haverá ou não um plebiscito para saber se teremos vacinas para crianças de 5 a 11 anos. Mais de mil morreram nos últimos meses em decorrência do coronavírus.
· Presidente da República do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, afirma: “Ainda não morreram crianças suficientes para justificar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.”
· Segundo a imprensa, o projeto de Bolsonaro é o “destruidor do futuro.”
· Efeito Ômicron, suspende mais de 6.000 voos na véspera de Natal.
· França supera a marca de 100 mil casos de Covid-19 em menos de 24 horas, enquanto que no Brasil a taxa de mortalidade continua a subir.
· Secretários de Saúde dos Estados contestam o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e não vão exigir atestado médico e nem autorização de pais para vacinar crianças de 5 a 11 anos, contra a Covid-19.
· Tropa bolsonarista espalha desinformação (Fake News) sobre vacinação de crianças nas redes sociais. Deputados federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) e a deputada estadual Carla Zambelli (PSL-SP) usam as redes sociais onde afirmam que a vacina contra a Covid-19, da Pfizer, em criança, é capaz de produzir câncer, substâncias tóxicas e infertilidade. Ainda dentro deste assunto, o empresário e pastor Silas Malafaia também defende a tese do governo federal de ser contra a imunização nesta faixa etária aprovada pela Anvisa. Pode uma coisa dessa?
· Com medo, Bolsonaro quer acordo par fugir da prisão. O presidente Bolsonaro já faz articulações para as eleições de 2022 e demonstra pouco otimismo. O presidente já avisou aos aliados que pedirá para assessores conversarem com seus adversários. Seu principal objetivo é fazer uma espécie de pacto para não ser preso após deixar o Palácio do Planalto. O presidente quer evitar que o seu sucessor revire suas contas e o exponha publicamente.
· Governos da América Latina sinalizaram a Lula que a eleição dele é chave em seus países. Vários presidentes estão enviando mensagens ao ex-presidente Lula nas últimas semanas e que esperam a eleição dele para presidente do Brasil pois Lula é muito importante para o fortalecimento político de nosso continente perante o mundo.
· O que é o fenômeno El Niño? São alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico (aumento de 1º C), com grandes alterações no clima. Estes eventos modificam o sistema de temperatura provocando mudanças climáticas em diversas regiões, consequentes do enfraquecimento dos ventos alísios. Já o fenômeno La Niña, se caracteriza pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, por causa da intensificação dos ventos alísios que sopram na faixa equatorial. Para quem não sabe, ventos alísios são deslocamentos de massas de ar quente e úmido em direção às áreas de menor pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre. Ambos os fenômenos ocorrem em intervalos de dois a sete anos.
· Estudos feitos pelo Hospital das Clínicas em São Paulo, monitorando cerca de 1400 pessoas desde a primeira dose de vacinação até a terceira, concluiu que após a terceira dose a produção de anticorpos no organismo chega a 99,7% - o que mostra a importância de se vacinar e não deixar de lado a dose de reforço da vacina da Covid-19.
· Não se fala em outra coisa: síndrome de burnout está entre as maiores buscas do Google neste final de ano. É uma espécie de estafa de esgotamento profissional que se caracteriza por sintomas como estresse e exaustão psicológica, que necessita de tratamento e prevenção. Fique atento aos sinais e procure ajuda!
· Na cidade de Quakertown, na Pensilvânia, Estados Unidos, um curto-circuito em uma árvore de Natal provocou a morte de um pai e dois filhos. E também em Los Angeles, nos Estados Unidos, um adolescente que estava no provador experimentando roupas para ir a uma festa foi atingido por uma bala perdida originada de um confronto entre policiais e bandidos em uma loja próxima.
· Morre Desmond Tutu, 90 anos, bispo anglicano e ativista, que lutou durante sua vida contra o apartheid na África do Sul. Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua luta.
· Na cidade colombiana de Quinamayó, celebra-se o Natal em fevereiro, com uma procissão representada por um menino Jesus negro. Segundo a história, os ancestrais deste povo eram escravos e não podiam celebrar o Natal no dia 24 de dezembro. Por este motivo, surgiu esta tradição.
· Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida do Norte, pede ajuda ao menino Jesus para que ilumine as autoridades brasileiras para que as crianças sejam vacinadas o quanto antes. Pois a saúde deve vir em primeiro lugar.
· Noivos se casam em uma igreja alagada em Minas Gerais e, em determinado momento, o noivo sente cócegas no pé. Constatou, então, que era um peixe trazido pelos alagamentos da região.
Entrelinhas
*** Causou bastante impacto no meio científico o lançamento do telescópio da Nasa que vai atingir mais de 1,5 milhão de quilômetros, cujo objetivo é investigar as origens do Universo. O telescópio foi lançado pela agência espacial europeia na base de Kourou, na Guiana Francesa. Este projeto durou mais de 25 anos, com participação de pesquisadores de diversos países, com o intuito de responder a duas perguntas fundamentais. De onde viemos? Estamos sozinhos no Universo? *** Passeios de moto de Bolsonaro custaram R$ 5 milhões aos cofres públicos *** “2022 é um ano para apoiar quem desmaiou de fome, buscou comida no lixo e teve seus direitos desprezados” (Padre Julio Lancelotti) ***