A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pais, não provoqueis vossos filhos à ira


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 14/07/2022
  • Compartilhar:

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Efésios 6:4

 

A educação de filhos tem sido um desafio enorme nos dias em que estamos vivendo. A maioria dos pais estão reclamando por conta da dificuldade e o comportamento inadequado dos filhos. Alguns têm perguntado onde foi que erraram.

Este é um assunto complexo e deve ser estudado em partes. Faremos uma série de 3 colunas sobre o tema e a de hoje tem a ver com algumas atitudes que os pais devem cuidar no processo de educar seus filhos.

A primeira atitude é saber usar a autoridade. Os pais devem entender que a autoridade é uma ferramenta que serve para guiar os filhos no caminho certo. Então, é errado dar ordens tolas para os filhos. Ao ordenar que o filho faça algo, é preciso ser exemplo daquilo que está pedindo. Os filhos sabem quando os pais estão vivendo com hipocrisia. Sabem também quando os pais não estão agindo com respeito e amor.

E se, ao tentar educar, perceber que errou, peça perdão. Ninguém perde nada por reconhecer os próprios erros. Muito pelo contrário, ganha mais influência.

Uma outra atitude que precisa ser vigiada, é quando se disciplina um filho. O melhor momento é quando não os pais não estão com raiva. Com raiva, vamos descarregar a raiva no filho. Isso é mau para a educação. Vários de nós já cometemos esse erro.

Isso atrapalha em muito o objetivo da educação. Para nós que já fomos disciplinados por pais que estavam com raiva, sabemos que esse tipo de educação não resolve nenhum problema. Isso, na verdade, causa uma porção de outros problemas.

Antes de disciplinar o filho é preciso se livrar da raiva. É algo importante a ser feito.

Mais uma coisa ainda dentro do assunto da disciplina dos filhos é a coerência no disciplinar. Às vezes o filho é disciplinado por fazer algo errado; depois comete o mesmo ato e não recebe disciplina. Isso enfraquece o propósito dos pais em educar. Mantenha o discurso da educação. Não adianta recuar. Isso é um ensino.

Por fim, é preciso encorajar os filhos. Se queremos que eles melhorem, é preciso afirmar que eles têm condições de melhorar e que vamos ajudá-los nisso. É importante comemorar as conquistas dos filhos, porque educação também é se alegrar com bons resultados.

O texto bíblico falou de não provocar os filhos à ira. Ao seguirmos boas orientações evitaremos esse fracasso como pais.

Saiba que Deus é o maior interessado em ver seu sucesso na educação de seus filhos. Peça em oração que Ele lhe dê sabedoria para cumprir essa importante missão.

Um abraço.

 

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.