A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Será que é só racismo estrutural?


Por: Fabi Torres
Data: 24/10/2022
  • Compartilhar:

Sabemos que o nosso histórico com os negros não é dos melhores, na verdade, é o pior possível, a escravidão durou muito e mesmo ela tendo acabado, eles continuam "apanhando em praça pública" sempre que soltamos um comentário racista, mesmo que seja "sem querer", e sim nós temos culpa no cartório.

 Afinal, os brancos nunca saberão o que é andar pelas ruas e ser vigiado pelo mundo, onde suas ações são julgadas pela cor da sua pele, que muitas vezes a sua opinião não perguntada pois você não tem importância. E quando silenciamos casos como esses damos ainda mais voz ao monstro do racismo que percorre nossa vida, mesmo que a gente não o veja.

 Às vezes, algumas palavras inseridas no nosso cotidiano dão força a isso e a gente não percebe, porque o racismo estrutural está impregnado na nossa sociedade que se montou em cima de um mar de sangue de pessoas negras que sofreram muito na escravidão. Em conversas do nosso dia a dia, podemos dizer coisas que na nossa "inocência" não significam nada, mas sim, elas significam, como "amanhã é dia de branco", "a coisa tá preta"... Essas frases inseridas em nossa vida que desmerecem um povo que luta até hoje para sobreviver.

 E quem pratica racismo hoje em dia, não pode ser chamado de ser racional, porque a todo momento tem debates sobre isso, conversas, artigos, reportagens, e não adianta dizer que "a mais hoje em dia tudo é racismo", claro que é e sempre foi, mas é que eles já estão cansados de escutar as mesmas piadas sem graça, comentários desnecessários etc, então hoje eles têm mais voz na sociedade(mesmo que ainda seja pouco) e conseguem falar e denunciar, afinal hoje em dia eles não toleram mais o sua falta de respeito e consciência.

Apenas isso.

Porque quem tem que mudar é a gente que faz e fala coisas racistas, não eles, pois eles são a parte mais prejudicada da historia (literalmente). Os séculos de escravidão são um peso que eles carregam até hoje, porque ainda existe gente que acredita que eles são menos importantes na sociedade por terem uma cor de pele diferente, e me desculpem isso é burrice.

Como disse Martin Luther King Jr (1929-1968)

" I have a dream…"

Eu tenho um sonho de que todos sejam um dia julgados pelo seu caráter e não pela cor de sua pele.

Fabi Torres


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.