Proteger a pele é proteger a saúde: Campanha Dezembro Laranja 2024 é destaque na Assembleia
Nesta segunda-feira (09), o deputado estadual Anibelli Neto (MDB) deu início à edição 2024 da Campanha Dezembro Laranja durante o grande expediente da Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa tem como objetivo levar esclarecimentos à população sobre o câncer de pele, o tipo mais comum de câncer entre os brasileiros, que representa 33% de todos os diagnósticos da doença.
“Sejam bem-vindos ao lançamento oficial da campanha alusiva ao Mês Dezembro Laranja. Esta é uma causa de extrema importância, que busca dar visibilidade ao câncer de pele, uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele”, afirmou Anibelli Neto. O parlamentar destacou a Lei 18.829, de 2016, de sua autoria, que instituiu o mês de dezembro como período dedicado às ações preventivas e de conscientização sobre a doença.
A campanha deste ano traz o tema “Proteger a pele é proteger a saúde”, reforçando a importância da prevenção. Durante a sessão, Anibelli Neto agradeceu a presença da Dra. Márcia Sacoman Kszan, médica dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Paraná (SBD-PR), que fez uma exposição sobre os objetivos da campanha e a relevância do tema para a saúde pública.
“Desde 2016, temos trabalhado em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia para promover ações educativas e informativas. Proteger a pele é mais do que um gesto de cuidado, é um compromisso com a saúde”, disse Anibelli Neto.
A Dra. Márcia Sacoman destacou os fatores de risco para o câncer de pele, como a exposição solar excessiva sem proteção adequada, e explicou as medidas de prevenção, como o uso de protetor solar, chapéus e roupas que bloqueiam os raios solares. Ela também enfatizou a importância do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura, e abordou iniciativas legislativas que podem auxiliar no combate à doença, como a inserção da educação sobre fotoproteção nas escolas e a redução de impostos sobre protetores solares.
“Além do impacto na qualidade de vida dos pacientes, precisamos considerar os custos associados ao tratamento da doença, especialmente quando envolve imunoterapias de alto custo. A prevenção e a conscientização são fundamentais para enfrentarmos esse problema”, afirmou a dermatologista.
Anibelli Neto também anunciou que estará presente no lançamento do programa Verão Maior, uma operação do Governo do Estado realizada durante a temporada mais quente do ano, em Pontal do Paraná, no dia 21 de dezembro. O deputado levará a mensagem do Dezembro Laranja para a população litorânea, reforçando a importância dos cuidados com a pele durante o verão.