A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


AS ALTERNATIVAS DE MERCADO EM MEIO A PANDEMIA


Por: Samia Tozzo
Data: 02/08/2021
  • Compartilhar:

Em 2020, quando a pandemia pelo coronavírus obrigou empresas a reduzirem produção, suspender atendimentos e, em muitos casos, dispensar funcionários, dados do IBGE calculam uma média de 13,4 milhões de desempregados em 2020 no Brasil. Dessa forma, mesmo com o recebimento do auxílio emergencial, as pessoas precisaram buscar alternativas para se manter em atividade remunerada, visto que os preços também dispararam no mercado.

Os brasileiros que buscaram começar seu próprio negócio têm utilizado duas alternativas que se mostraram crescentes nos últimos meses: abertura de MEI ou Marketing Multinível. De acordo com o SEBRAE, as 5 primeiras quinzenas de 2020 haviam apresentado uma média de 107.851 novas aberturas de MEI no Brasil. Enquanto isso, um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) aponta um aumento de 5,5% de novos revendedoras no país em 2020, comparado ao ano de 2019, movimentando mais de R$50 bilhões.

A formalização proporciona vantagens para o Micro Empreendedor como a emissão de notas fiscais, acesso a empréstimos com juros mais baixos e aluguéis de máquinas de cartão, a isenção de tributos federais (Imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e tributação simplificada e menor do que médias e grandes empresas, além de contar com o apoio técnico do Sebrae. E como o brasileiro é um povo criativo, os novos negócios têm apresentado produtos e serviços inovadores e bastante atrativos.

A respeito do Marketing Multinível – também conhecido por Marketing de Relacionamento ou Vendas Diretas – o seu crescimento também proporcionou que os brasileiros pudessem ter seu próprio negócio com baixo investimento. Além disso, diversas empresas do segmento ainda oferecem treinamento e outros apoios para capacitar seus revendedores. O Brasil ainda está começando a desenvolver o Marketing Multinível, enquanto em alguns países esse modelo de negócio já possui legislação aprovada há alguns anos, como no caso dos EUA, onde o Marketing Multinível foi regulamentado em 1979 pela Comissão Federal do Comércio. Segundo a Direct Selling Association (DSA), 27% do PIB americano é proveniente do Marketing Multinível e 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em Marketing Multinível. Segundo o Adminiradores.com, nos EUA, empresas como a Coca-Cola e Palmolive adotaram a estrutura do Marketing Multinível para alguma linha de produtos ou possuem alguma divisão desse modelo de negócios, enquanto a Amway Corporation é uma tradicional empresa do setor.

No Brasil, empresas brasileiras como a Hinode e Jequiti tem ganhado cada vez mais espaço com cosméticos e perfumaria (que por sinal, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais). Portanto, para quem pretende ter seu próprio negócio ou complementar a renda, o Marketing Multinível pode ser um grande aliado com baixo investimento e muitos benefícios.

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.