A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Maio Amarelo reforça ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 17/05/2019
  • Compartilhar:

O "Movimento Maio Amarelo", idealiza a realização de ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. A parceria entre Prefeitura, Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Nova Esperança devem levar aos motoristas e pedestres instruções sobre um trânsito mais seguro para todos.

As ações tiveram início logo no começo de maio com a visita de alunos da rede municipal de ensino à Escolinha de Trânsito do Detran, em Paranavaí. A palestra interativa permitiu às crianças a troca de informações com alunos de outras cidades do Paraná, além do conteúdo explicativo sobre as regras e leis de trânsito que devem ser cumpridas por todos. Na prática, os alunos puderam vivenciar a experiência de serem motoristas por um dia, pilotando seus veículos pela cidade protótipo com faixa de pedestres, placas de regulamentação e advertência, ciclovia e até um agente de trânsito.

O foco da campanha neste ano é voltado para crianças e idosos que compõem o lado mais frágil do trânsito, sendo eles as vítimas mais frequentes nos acidentes. A mobilização – “No trânsito, o sentido é a vida” – tem como principal proposta incentivar os condutores a ouvirem as crianças, que aprendem rápido e logo adquirem uma percepção do que é certo ou errado no trânsito.

Vale reforçar que as cinco principais causas de acidentes de trânsito estão ligadas aos motoristas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta do uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção de crianças. A informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os idosos estão em risco no trânsito brasileiro. O estudo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Divisão de Engenharia de Transportes e Mobilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirma esse dado. Os idosos estão mais expostos, e consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país. 

Os reflexos que já não são mais os mesmos e a atenção que deve ser redobrada foram o foco da palestra ministrada pelo Corpo de Bombeiros Comunitário de Nova Esperança aos mais de 100 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assistidos pela Secretaria de Assistência Social. Além de ampliarem seus conhecimentos sobre prevenção de acidentes, eles também puderam conhecer as instalações da repartição, equipamentos e vivenciar a experiência de ser “bombeiro/socorrista” por um dia.

As ações de prevenção de acidentes de trânsito em Nova Esperança devem acontecer durante todo o mês de maio, envolvendo motoristas e pedestres. Infelizmente, a maioria dos acidentes ainda têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. Mas juntos, podemos mudar esse cenário.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.