A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Asilo amplia cuidados na proteção dos idosos e promove evento para arrecadar fundos


Por: Alex Fernandes França
Data: 10/07/2020
  • Compartilhar:

Objetivo das medidas de proteção é no sentido de evitar infecções pelo novo Coronavírus, que apresenta alta letalidade na população com 60 anos ou mais. Instituição, que abriga 27 idosos teve 02 casos confirmados para a doença que incluem 01 interno e uma cuidadora. Ambos já cumpriram a quarentena e estão curados. 

O Asilo São Vicente de Paulo de Nova Esperança está seguindo à risca às orientações da Anvisa  para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus (Covid-19). Tanto os internos quanto os profissionais e cuidadores que trabalham no local estão sendo acompanhados e seguindo à risca as medidas de proteção. Segundo o Presidente da Entidade, José Gibin, “o público aqui atendido é mais vulnerável, com níveis variados de dependência e necessidades complexas, por isso os cuidados estão sendo redobrados”, explicou. 

As medidas de prevenção que devem ser aplicadas são as mesmas para detectar e impedir a propagação de outros vírus respiratórios, como por exemplo a influenza, que causa gripe. “Todos os idosos foram vacinados e estão sendo bem cuidados”, salientou Gibin.

Os profissionais que trabalham no Asilo estão sempre atentos aos sinais e sintomas da doença, tais como febre, tosse e dificuldade para respirar, e ações para evitar a disseminação do vírus. “Estamos frequentemente avaliando e monitorando  de todos os idosos residentes”, frisou o Presidente da entidade.

Ainda segundo informou José Gibin o calendário de vacinação do idoso, definido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde está rigorosamente em dia.  “Os funcionários que chegam para trabalhar imediatamente trocam de roupa e colocam o uniforme do Asilo. Também ocorre frequentemente a  limpeza e a desinfecção de ambientes, utensílios (vasilhas, pratos, panelas, talheres) e superfícies de móveis e assoalho. A Sanepar nos auxilia periodicamente na desinfecção das áreas”, afirmou Gibin. 

O Departamento de Normatização e Orientação – DENOR, Órgão de assessoramento em assuntos relacionados às Unidades Vicentinas, determinou a suspensão das visitas por tempo indeterminado

Feijoada Beneficente

Fundado em 28 de outubro de 1962, o Asilo São Vicente de Paulo atende toda a região e é composto por uma diretoria eleita a cada dois anos, sendo que o presidente e vice-presidente tem que ser vicentino proclamado. No caso dos idosos aposentados, a Sociedade São Vicente de Paulo fica com 70% do ganho para custear parte de suas despesas e 30% fica com o idoso, para gastos pessoais. Mas este montante não é suficiente para manter todas as despesas do Asilo e para tanto, os Vicentinos realizam, com o apoio da sociedade, eventos beneficentes no decorrer do ano, tais como o Leilão de Gado, vendas de flores no Dia de Finados e o tradicional almoço, que este ano, devido à Pandemia, não poderá ser realizado.  O Asilo vai realizar uma deliciosa feijoada e para tanto disponibilizou 800 convites para retirar no local (Salão Paroquial), dia 26 de julho, ao custo de R$40,00 cada. “A aceitação está muito boa, pois nossa população historicamente se solidariza com as causas da nossa instituição”, finalizou José Gibin.  

Atualmente o Asilo São Vicente de Paulo abriga 27 idosos ao custo médio mensal de R$2.200,00 cada, que pode ser aumentado em caso de doenças, internamentos, medicamentos e a necessidade da contratação de um cuidador exclusivo para aquele paciente.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.