A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Leveza em meio ao caos


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 22/05/2020
  • Compartilhar:

É preciso ter leveza, sim estamos em meio ao caos. Caos na saúde de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Caos que afeta a economia. Caos que nos trás medo e insegurança. Mas que não deve nos trazer desespero, não fique angustiado. Encare, mais não se deixe abater.

Vejo que, as pessoas andam muito focadas em coisas ruins, mas precisamos olhar para as coisas boas também.

Quem só presta atenção em coisas negativas atrai coisas ruins para si mesmas. Se tornam pessoas infelizes, amargas, depressivas, solitárias e rancorosas. Feias, porque rugas se formam em suas testas. Resultando em afastamento de pessoas, ninguém quer ficar perto delas, nem elas próprias se suportam e o aparecimento de doenças tais como depressão, pressão alta, cânceres, obesidade entre outras.

Ou seja, você terá problemas sociais, familiares e de saúde.

Então desligue a TV e se desconecte um pouco das redes sociais e comece a se perguntar. O que aconteceu ou você viu hoje de bom? Comece a valorizar as coisas boas que você recebe todos os dias e saboreie cada momento com alegria.

Já percebeu como é bom tomar uma boa xícara de café? Comece o dia tomando este café com sua família ou com a pessoa que você ama e lhe quer bem, geralmente a hora do cafezinho sempre rende boas conversas.

Ao varrer a casa faça o seguinte exercício, junto com a sujeira jogue fora todas as tristezas e decepções. Ao tomar seu banho matinal deixe escorrer pelo ralo todo o cansaço e sentimentos negativos. Ao lavar a louça junto com a gordura e sujeira deixe tudo aquilo que está lhe corroendo por dentro e lhe fazendo mal ir embora.

Aprenda a contemplar a natureza, veja como é alegre canto dos passarinhos, já percebeu como eles ficam felizes após um dia de chuva?

Veja como é bonito e vibrante as cores das flores que exalam doces perfumes. Observe depois de um dia de chuva como o ar fica mais fresco e o céu mais bonito.

Seja grato. Agradeça sempre, ao invés de reclamar e maldizer. Para ser feliz primeiro é necessário ter um coração grato.

Seja grato pelo alimento que você come todos os dias, pela sua cama cheirosa e quentinha que te acolhe todos os dias, pela sua família, pelo seu trabalho.

A gratidão é um sentimento libertador que aliado ao perdão libera o amor que resulta em arrancar do seu coração sentimentos como angústia, medo e ódio.

Aprenda a viver com pouco e valorize o que é realmente importante.

Se alegre com a felicidade do outro, não o inveje.

Compadeça com a dor do outro, seja empático e estenda a sua mão caridosa a ela.  Como Dalai Lama disse em certa ocasião que “Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.” Então seja solidário.

Atente as coisas belas que Deus nos dá, você já percebeu a explosão de cores que o crepúsculo, ou seja, o entardecer nos presenteia todos os dias e maioria das pessoas despreza. Comece a observar as estrelas, o entardecer, a lua, em silêncio e acalme o seu coração e você descobrirá um sentimento de paz e alívio que você desconhecia. Aproveite, feche seus olhos faça uma oração a Deus e agradeça pelo dia que Ele te deu.

A verdadeira felicidade está nas coisas simples, valorize.

Lembre-se, depois de um dia de chuva, raios e trovões: eis que se abre um dia lindo, trazendo um céu mais azul, um sol mais brilhante e um ar mais fresco. No meio do deserto árido e seco existem flores. E no fim do túnel há uma luz. 

Portanto tenha fé não deixe a esperança morrer. Não se desanime. Procure ver o lado bom da vida. Pois por mais que coisas estejam ruins vai passar. E você não pode se abater e adoecer.

 Esteja saudável e forte. É preciso ter leveza. Pense nisso.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.